Sábado, 26 de Maio de 2018

Santo André
Publicada em 03/05/18 às 11:41h - 154 visualizações
3º Encontro de Pesquisadores do Parque Nascentes de Paranapiacaba acontece neste sábado
Evento será realizado no Clube União Lyra Serrano, a partir das 9h

Marcos Imbrizi


 (Foto: Beto Garavello/PSA)

Santo André, 3 de maio de 2018 - O Clube União Lyra Serrano recebe neste sábado (5) o 3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. No domingo (6) haverá saída de campo, opcional aos interessados em conhecer o parque. As inscrições poderão ser feitas durante o credenciamento, a partir das 9h.  Haverá emissão de certificado de participação.

 

Segundo os organizadores, os encontros têm como objetivo difundir o conhecimento científico gerado pelas pesquisas realizadas no parque e região. Os dois primeiros aconteceram em 2015 e 2016. Além das apresentações abertas ao público, os encontros também contribuem para a discussão da importância da região de Paranapiacaba enquanto patrimônio natural, científico e cultural da região de florestas da Serra do Mar.

 

O 3º encontro dá sequência a esta iniciativa com discussões acerca da relevância do Alto da Serra, na região de Paranapiacaba, para o estado atual do conhecimento científico e acadêmico e também de sua importância estratégica na conservação do patrimônio natural, científico e cultural. Na programação do sábado, das 9h30 às 15h30, cinco pesquisadores farão relatos sobre seus trabalhos, além de uma breve apresentação sobre a unidade de conservação.

 

Parque Nascentes - O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP) foi criado em 2003 pelo decreto n° 14.937. Com uma área de mais de 4 milhões de m², protege um importante remanescente de Mata Atlântica ainda preservada na Região Metropolitana de São Paulo.

 

Entre as ações para preservar seus recursos naturais, tem-se estimulado a realização de pesquisas científicas. Em 15 anos de existência, o parque foi objeto de estudo de dois pós-doutorados, seis doutorados, sete mestrados, três trabalhos de conclusão de curso de graduação de nível superior e diversas pesquisas e trabalhos técnicos, dentre eles o próprio Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

 

O 3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Departamento de Parques Municipais da Prefeitura de Santo André. Mais informações pelo telefone 4439-1308/1323.

 

Serviço:

3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Dia 5 de maio, das 9h às 15h30, no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n), relatos de pesquisadores; dia 6 de maio, das 9h às 13h, saída de campo no parque opcional aos interessados em conhecer o local.

Inscrições poderão ser feitas no dia do encontro, a partir das 9h. Haverá emissão de certificado de participação.


Programação completa:

Dia 5 de maio (Clube União Lyra-Serrano - Avenida Antonio Olyntho)

 

9 às 9h30 - Credenciamento.

9h45 - Abertura do evento - Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo André.

10h - Breve apresentação sobre o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Palestrante: Leandro Wada Simone - Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC), é gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.

10h15 - Serviços Ecossistêmicos na região do Alto da Serra. Palestrante: Edilene Vieira Fazza - Engenheira Ambiental e mestranda em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC.

10h50 - Estrutura e aspectos clínicos de uma taxocenose pós-declínio: anuros da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Palestrante: Diego de Almeida da Silva - Biólogo e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC.

11h25 - Histórico e atual situação da poluição atmosférica na região de Paranapiacaba. Palestrante: Lúcia Helena Gomes Coelho - Graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, professora-adjunta do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC.

11h55 - Mesa de encerramento das apresentações da manhã.

12h30 - 13h30 - Almoço

13h45 - Diversidade de espécies de anuros de Paranapiacaba ou a comparação entre as diversidades do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. Palestrante: Vanessa Kruth Verdade - Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre, doutora e pós-doutora em Zoologia, é professora-adjunta na UFABC.

14h20 - Status atual da população de Actinote zikani. Palestrante: Ronaldo Bastos Francini - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutor em Zoologia para USP, professor titular da Universidade Católica de Santos desde 1997.

14h55 - Mesa de encerramento das apresentações da tarde.

15h30 - Encerramento do evento

 

Dia 6 de maio:

 

9h às 13h - saída de campo pelo parque (opcional)




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados