Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

Santo André
Publicada em 27/03/18 às 10:42h
Ponte da avenida dos Estados, na altura da rua dos Alpes, é liberada para veículos

Viviane Raymundi


 (Foto: Ricardo Trida/PSA)

A Prefeitura de Santo André liberou no início desta semana uma nova ponte na avenida dos Estados para o tráfego de veículos. A nova obra está localizada na altura da rua dos Alpes. O trabalho foi finalizado no final de semana, pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), que realizou a implementação das linhas horizontais e verticais, além dos semáforos. 


A travessia sobre o rio Tamanduateí passou por obras de recuperação de sua estrutura, que tiveram início em dezembro do ano passado, após o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela intervenção, detectar que a segurança da ponte estava prejudicada. Parte da estrutura ficou completamente comprometida por conta de infiltração de água da chuva, causando danos irreversíveis. Mas o Semasa conseguiu recuperar 70% da passagem, adequando a via para 6 metros de largura útil, com duas faixas disponíveis para a circulação de veículos.

 

"Esta é mais uma ponte que a gente devolve para a cidade, uma alça importante que faz ligação no sentido Mauá - São Paulo para o centro de Santo André. Já entregamos no prazo a ponte do Sam's Club e nesse ano estamos entregando, também no prazo, esta ponte da rua dos Alpes", afirmou o prefeito Paulo Serra, que esteve no local nesta segunda-feira.

 

As obras também envolveram a reconstrução do guarda-corpo da ponte, que é a estrutura de concreto lateral que traz proteção aos pedestres e motoristas. O investimento total foi de cerca de R$ 1 milhão. Agentes do DET permanecerão no local pelos próximos dias orientando os motoristas e controlando o fluxo de veículos nas duas faixas de rolamento da ponte no sentido centro.

 

Santa Teresinha - Outra ponte que passa por benfeitorias é a da rotatória de Santa Teresinha, sentido São Caetano, na altura do viaduto Presidente Castelo Branco. O trabalho, que também é de recuperação da estrutura da via, contempla a instalação de 72 estacas de concreto para sustentar a passagem e evitar que a água não infiltre a estrutura. A previsão é de que as obras, orçadas em R$ 1,2 milhão, terminem até abril. 

 

Diagnóstico inédito - A manutenção das pontes da avenida dos Estados teve início a partir de um diagnóstico inédito realizado em 2017 pelo Semasa em 43 pontes que cruzam rios e córregos da cidade. O objetivo foi detectar preventivamente problemas que pudessem comprometer a segurança das estruturas e, assim, agilizar obras de recuperação das vias para evitar maiores problemas.

 

Com o estudo, ainda no ano passado, outras duas pontes passaram por intervenção: no rio Tamanduateí (avenida dos Estados junto à avenida Eng. Olavo Alaísio de Lima, ao lado da Craisa) e outra do córrego Guarará (avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a rua Cisplatina). Além disso, o Semasa também reconstruiu em seis meses, de abril a outubro, a ponte nas proximidades do Sam's Club, que entrou em colapso.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados