Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018

Santo André
Publicada em 05/02/18 as 10:24h - 112 visualizações
Folia de Santo André tem início com 'Carna-Museu'
Bloco de Carnaval saiu da Oliveira Lima em cortejo até o Museu de Santo André para um grande baile

Guilherme Menezes


 (Foto: Júlio Bastos/PSA)
Santo André, 3 de fevereiro de 2018 - Os foliões andreenses puderam se divertir neste sábado (3) com o início do Carnaval na cidade. O Carna-Museu, realizado pela Secretaria de Cultura, se reuniu próximo à Praça do Carmo para formar a concentração que subiu o Calçadão Oliveira Lima até a rua Senador Fláquer, chegando por fim no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. Cerca de 200 pessoas participaram da festa.

O cortejo foi iniciado pelo bloco Paranafolia, de Paranapiacaba, que tocou diversas marchinhas de Carnaval com o acompanhamento do carro de som e do bloco Rose Calixto. Os munícipes que faziam compras no centro comercial se uniram ao grupo e dançaram. Quem não saiu de casa, também conseguiu curtir das janelas dos edifícios. 

O festejo reuniu diversas idades, desde crianças, passando por adolescentes e também os idosos. Dona Ercilia Silva, de 72 anos, acompanhou parte do desfile. "Estava fazendo compras e vi o bloco passando. Adoro marchinhas de Carnaval e vim dançar um pouco com o povo", comentou. Já no Museu, o bloco É de Arrepiar se juntou ao restante do grupo. Lá, a banda Lira, que completa cem anos em 2018, mostrou sua gloriosa trajetória musical tocando os mais variados hinos carnavalescos.

"A ideia é difundir a história do Carnaval andreense, tanto através das marchinhas como da exposição de fotos dos antigos carnavais. Sabemos da importância desta data festiva para os munícipes e nos mobilizamos para reunir os blocos. Apesar de toda dificuldade financeira da cidade, não poderíamos deixar este momento passar em branco", disse o prefeito Paulo Serra.  

A festa não para. Neste domingo (4), o evento 'Vem para os Parques', da Secretaria de Meio Ambiente, terá concentração às 13h no Parque Prefeito Celso Daniel. Às 14h os participantes percorrerão as avenidas D. Pedro II, Ramiro Colleone, Pereira Barreto e Professor Valdemar Mattei, até palco do Parque Central.  A festa prossegue até as 18h. 

No sábado (10) a Banda da Baixaria se concentra às 12h32'42" na rua Álvares de Azevedo, próximo ao Clube 1º de Maio. Em seguida percorre algumas ruas do Centro da cidade. 

Paranapiacaba - O já tradicional Carnaval de Paranapiacaba acontecerá de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro). Nos quatro dias, das 13h às 17h, serão realizadas as matinês para o público infantil, no Antigo Mercado. O Bloco das Bruacas também estará na vila mais uma vez. No sábado e na terça-feira a folia será no Coreto do Clube União Lyra-Serrano, das 14h às 17h. Na segunda-feira, a banda percorrerá as ruas da vila. A concentração está marcada para as 12h no Bar do Campo (Av. Ford, s/n). 

No domingo, a partir das 14h, a turma do Paranafolia carrega os foliões pelas ruas da vila. A concentração está marcada para as 14h no Largo dos Padeiros. Ainda no domingo, no Coreto do Clube ULS, se apresentarão, às 15h, a Banda Lira, e às 16h30, a Banda Bravôx. Já na segunda-feira, a folia será por conta dos Blocos Beco do Conforto e Carnapotó que se apresentam no Largo dos Padeiros das 13h às 19h. E às 15h, o Calango Brabo será a atração no Coreto do Clube ULS. 

Outras opções - Além das brincadeiras carnavalescas, Paranapiacaba oferecerá outras atrações. Nos quatro dias, quem for à vila, poderá conferir a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos elaborados com o fruto típico da Mata Atlântica, que acontecerá no Galpão das Oficinas, na rua da Estação, s/n. Já a Feira de Artes, Artesanato e Antiguidades, ocorrerá no Clube União Lyra-Serrano, das 8h às 17h. 

A vila ferroviária de Santo André conta ainda com museus que resgatam a história local e da ferrovia e trilhas em meio à Mata Atlântica no Parque Nascentes. Para receber os visitantes, a vila dispõe de bares, cafés, restaurantes e pousadas, entre outros serviços. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4439-0109, ou em: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/paranapiacaba.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados