Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018

Santo André
Publicada em 25/01/18 as 09:06h - 182 visualizações
Moeda Verde chega a 1 tonelada de resíduos coletados
Projeto iniciado no Núcleo dos Ciganos planeja expansão para mais duas comunidades

Viviane Raymundi


 (Foto: Ricardo Trida/PSA)

Santo André, 24 de janeiro de 2018 - Ruas mais limpas dentro da comunidade e o desaparecimento do pior ponto de descarte irregular de Santo André. Esses são dois dos primeiros resultados do projeto Moeda Verde, que estimula moradores de assentamentos carentes a trocarem resíduos secos por alimentos hortifrúti.

Implantado pela Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) como piloto em novembro de 2017 no Núcleo dos Ciganos, em Utinga, o projeto teve nesta quarta-feira (24) sua 5ª edição. No total, cerca de 1 tonelada de material reciclável foi entregue pela população, que faz a troca na agência móvel do projeto.

 

"O balanço de resíduos coletados mostra que o projeto Moeda Verde é um sucesso. A iniciativa traz cidadania e consciência ecológica", afirmou o prefeito Paulo Serra. As trocas acontecem a cada 15 dias, e os participantes levam para casa gratuitamente itens que estimulam uma alimentação saudável, como legumes, frutas e verduras frescas. O piloto do Moeda Verde no Núcleo dos Ciganos vai até abril e a ideia é, a partir desta data, levar o projeto para pelo menos mais duas comunidades de Santo André.

 

"O importante que temos observado aqui é o envolvimento dos moradores, que passaram a cuidar mais da limpeza da comunidade. Na primeira troca, em novembro, cada pessoa trouxe 5 kg de recicláveis. Hoje, já são 15 kg por pessoa. Ou seja, triplicou", afirmou o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

 

O projeto é realizado sob coordenação do Semasa em parceria com Banco de Alimentos da Prefeitura, Secretaria de Inovação Social, Fundo de Solidariedade, Secretaria da Saúde, Craisa, Agricultores Urbanos do Marajoara, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André e Instituto Triângulo.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados