Santo André
Publicada em 04/09/17 as 13:16h - 40 visualizações
Santo André retoma programa Banho de Luz e modernizará 20 mil pontos de iluminação
Trabalho será executado por regiões, com a instalação de iluminação de LED em avenidas, criando os corredores brancos

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Os moradores de Santo André receberam uma boa notícia na última sexta-feira (1º). O programa Banho de Luz, que estava parado desde outubro do ano passado, foi retomado pela gestão atual com uma audaciosa proposta de revitalização e troca do sistema de iluminação pública da cidade que deve modernizar 20 mil pontos de iluminação em um prazo de 20 a 24 meses, com recursos da ordem de R$ 8 milhões da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

A partir deste mês, três regiões da cidade, que contemplam sete bairros, começarão a receber novas lâmpadas e luminárias, com intensidade luminosa superior. ­­Os bairros Vila Curuçá, Parque das Nações, Bangú, Jardim Stella, Jardim Jamaica, Jardim Oriental e Jardim Cristiane serão modernizados com a troca de 4 mil pontos de iluminação. Nestes bairros serão utilizados três tipos de lâmpadas, as de LED (luz branca) em avenidas e vias primárias, as de vapor metálico (também de luz branca) em locais que concentrem equipamentos públicos como escolas, unidades de saúde e praças, e vapor de sódio (luz amarela) em vias secundárias.

"Temos ainda 40% das luminárias da cidade com mais de 30 anos de utilização e que possuem apenas 20% de luminosidade. Santo André ainda é escura e mal iluminada. Com a retomada do Banho de Luz, esperamos aumentar a luminosidade nos logradouros públicos, substituir materiais obsoletos e instalar LED, que ilumina mais e reduz o consumo de energia em 50%, em média", pontuou o prefeito.

O programa Banho de Luz é uma parte do processo de modernização, que contempla ainda um importante sistema integrado de georreferenciamento da iluminação pública. Por meio de computadores interligados, é possível comandar os pontos em LED identificados nos postes e identificar com precisão quais apresentam qualquer tipo de falha, para que as equipes de manutenção possam agir com menor tempo no reparo. Além disso, existe um trabalho constante de aperfeiçoamento das equipes próprias e da empresa contratada. Outro instrumento de comunicação com as equipes de manutenção é o 0800-774-2100, uma linha exclusiva para registros de pedidos de manutenção.




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