Santo André
Publicada em 28/08/17 as 14:04h - 39 visualizações
Prefeitura inicia construção de creche no Cata Preta para atender 320 crianças
Unidade terá três pavimentos e sete salas de aula; prazo para conclusão da obra é outubro de 2018

Da Redação


 (Foto: Divulgação)
O bairro Cata Preta vai ganhar mais uma creche municipal. O prefeito Paulo Serra assinou na manhã deste sábado (26) a ordem de início de obras da unidade, que terá capacidade para atender 320 crianças, com idade entre 0 e 3 anos. A creche, que será construída por meio do programa federal Proinfância, receberá investimento de aproximadamente R$ 6,2 milhões.
 
A unidade do Cata Preta está entre as creches que haviam sido programadas na gestão passada, mas que tiveram as obras paralisadas devido à falta de pagamento da contrapartida por parte da prefeitura. Sem o investimento do município na obra, o governo federal (FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), interrompeu o envio de recursos para a cidade. Com a suspensão dos recursos, a construção da creche no bairro Cata Preta nem chegou a começar. Nas obras do Programa Proinfância, o governo federal arca com 75% dos custos e o município com os 25% restantes.
 
"Fizemos várias ações para colocar as finanças da cidade em ordem,  e com isso conquistamos neste mês a elevação da nossa nota de rating, atribuída pela Caixa Econômica Federal. Esta nova nota permitirá que retomemos até o final do ano as obras de oito creches que estavam parados", destacou o prefeito Paulo Serra. Na semana passada, o prefeito de Santo André já havia anunciado a retomada das obras da creche do Jardim Rina, que também estavam paralisadas.
 
A nova creche do bairro Cata Preta terá três pavimentos, além do piso térreo, seguindo o padrão estabelecido pelo Proinfância. Serão 2.859,50 m² de área construída, que vão abrigar sete salas de aula, três berçários, sala multimídia e brinquedoteca, além de toda estrutura de creche, como lactário e lavanderia. "Essa unidade vai reforçar o atendimento da rede de ensino às crianças desta região, que é muito populosa e tem uma demanda muito grande por vagas em creche", destacou a secretária de Educação, Dinah Zekcer. O atendimento às crianças do bairro já é feito pela creche Profº Hideki Koyama, que também fica na Estrada da Cata Preta, juntamente com a Emeief e o Centro Comunitário, que juntos formam o CESA Cata Preta.

Doação de agasalhos - Ainda nesta manhã de sábado, o prefeito Paulo Serra, junto com a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra, realizou mais uma doação de agasalhos. Neste ano, a Campanha do Agasalho bateu recorde de arrecadação chegando a mais de 150 mil peças armazenadas e entregues à população. Desta vez, a comunidade do Cata Preta foi quem se beneficiou. 

"Este é o primeiro passo para mostrar que é possível fazer diferente, com inovação, criatividade. Aos poucos estamos distribuindo as peças em cada ponto da cidade e vamos crescer, atendendo a necessidade de cada um", disse a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. Os agasalhos remanescentes serão entregues em ainda mais uma data e local a ser divulgado. "Essa campanha vem pra somar em nossas ações e batemos o recorde. Estas pequenas coisas fazem a diferença  na vida das pessoas. Vamos também revitalizar o campo de futebol aqui do Cata Preta e criar uma praça de esportes, ficando assim um complexo educacional e de lazer, com creche, CESA e campo. Estamos muito felizes de atender esta comunidade que tanto precisa de apoio do poder público", enfatizou o prefeito.

Amigos da Praça - Após as atividades na bairro Cata Preta, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, apresentou mais dois equipamentos que foram adotados no programa Amigos da Praça. Os Largos 3 e 13 de maio, ambos na Vila Pires, receberam revitalizações como a manutenção dos aparelhos de academia ao ar livre, pintura das calçadas, reparos nos brinquedos, podas de árvores e arbustos, remoção de árvores mortas, replantio de árvores, capinação e roçagem, pintura de equipamentos, sinalização viária do entorno, manutenção da rede elétrica, operação tapa-buraco, limpeza e a recolha de resíduos e jateamento do intertravado. Agora, os espaços receberão os cuidados e a vigilância do Clube Atlético Aramaçan, que os adotou, além dos vizinhos do entorno. 

"A integração de toda nossa equipe tem gerado uma melhor qualidade de vida para o andreense. Temos a humildade de reconhecer que o orçamento é curto e que precisamos do apoio da iniciativa privada. Passamos de 40 praças que são mantidas nestas parcerias e quase 60 que já estão em estudo para assinar. O aspecto mais importante é a comunidade nos ajudar a cuidar. Tenho certeza que esta praça ficará assim por muitos anos sendo cuidada desta forma. As grandes obras são importantes, mas as pequenas intervenções melhoram o dia a dia do cidadão", concluiu o prefeito Paulo Serra.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados