Santo André
Publicada em 18/07/17 as 12:26h - 55 visualizações
Inscrições para programa Territórios de Cultura abrem nesta terça-feira
Vagas são limitadas; oficinas estão espalhadas em diversos pontos da cidade

Divulgação


 (Foto: Júlio Bastos/PSA)

Santo André, 17 de julho de 2017 - Interessados em participar das oficinas e wokshops gratuitos do programa Territórios de Cultura podem se inscrever a partir desta terça-feira (18). As inscrições devem ser feitas pessoalmente nos locais das atividades até o dia 28 de julho. Estão disponíveis cursos de teatro, circo, viola caipira, artes visuais, dança cigana, graffiti, fanzine, entre outros. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas no site culturaz.santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-0765.

 

As oficinas são oferecidas em dezoito bairros da cidade, como Vila Assunção, Cata Preta, Jardim Marek, Centro, Parque Andreense e Paranapiacaba. Entre os objetivos do programa estão incentivar a criação artística, valorizar a memória cultural local e incentivar novas formas de olhar para a cidade utilizando processos criativos e intercâmbio de saberes. As ações possuem diferentes formatos: projetos, oficinas, workshops entre outros, e estão distribuídas no segundo semestre de 2017, em diferentes espaços, buscando dar acesso a diversos públicos, de todas as idades.

 

Os projetos escolhidos para fazer parte do programa já estão iniciando seu processo de mobilização nos bairros onde irão atuar e em breve lançarão sua programação. Um dos projetos, batizado de "Jardim das Memórias no Jardim Ana Maria", é realizado pelos coletivos Quizumba e Núcleo Atômico, juntamente com artistas do bairro, e desenvolverá ações da história da região a partir da oralidade dos moradores. Através do encontro dos moradores com artistas de diferentes linguagens, o projeto desenvolverá oficinas de teatro e escrita criativa, da primeira semana de agosto até dezembro. Os participantes dessas oficinas ajudarão o projeto a criar um trabalho artístico que conte a história local. Residentes do bairro interessados em participar da pesquisa ou das oficinas, ou apenas em ter maiores informações, podem entrar em contato pelo email inscricaonucleoatomico@gmail.com.

 

A região de Paranapiacaba receberá o projeto "A Vila do Brincar". O grupo Bonecos Contadores de Histórias pretende promover as manifestações da cultura popular brasileira a partir das memórias e vivências dos moradores da Vila. O projeto irá desenvolver oficinas para todas as idades, de bonecos de luva (mamulengos), teatro de rua e contação de histórias, que terão início na primeira semana de agosto até dezembro. Os interessados em participar destas oficinas podem entrar em contato pelo email viladobrincar@hotmail.com.

 

O Coletivo Nasa, através do projeto "Nome aos Rios - A História da Bacia Hidrográfica do Córrego Cassaquera", pretende resgatar a história e a relação entre os moradores da região do Jardim Marek e bairros próximos com seus recursos hídricos,  discutindo o conceito e história  da bacia hidrográfica.  A ideia é que jovens e moradores da região se sintam estimulados a cuidar dos seus córregos, através de uma oficina de graffiti, que irá trabalhar os nomes e a história dos córregos e rios da cidade, dessa forma, integrando arte e meio ambiente. Essa oficina terá início na primeira semana de setembro no CEU das Artes Jardim Marek e é direcionada a crianças e jovens de 10 a 17 anos. Os interessados em participar da oficina podem entrar em contato através do email coletivonasa@gmail.com.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados