Santo André
Publicada em 12/07/17 as 15:07h - 61 visualizações
Prefeitura abre inscrições para alfabetização de jovens e adultos e conclusão do ensino fundamental
EJA também oferece cursos de formação profissional; interessados devem procurar EMEIEF ou CPFP mais próximo

Redação


 (Foto: Divulgação)

As inscrições para as salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deste ano estão disponíveis tanto para a primeira etapa (EJA I), voltada para quem busca a alfabetização e quer cursar o período entre o 2º e o 5º ano do fundamental I, quanto para a EJA II, que possibilita ao estudante cursar do 6º ao 9º ano e concluir esta importante etapa dos estudos. O prazo para quem quer se inscrever na EJA I termina dia 29 de setembro e na EJA II em 28 de agosto. 

 

Santo André possui 53 classes de EJA I, que funcionam em 19 EMEIEFs e 5 CPFPs da rede municipal de ensino, atendendo cerca de 1,3 mil pessoas. Esta primeira etapa da EJA tem duração de dois anos. Cada ciclo tem duração de um ano cada, ou seja, o período da alfabetização (2º e 3º anos), e o período correspondente à pós-alfabetização (4º e 5º anos). Já para a EJA II, que corresponde ao período entre o 6º e 9º anos, cada série tem duração de seis meses, e por isso há turmas começando no segundo semestre. Atualmente há 67 classes de EJA II distribuídas por 17 unidades escolares, atendendo mais de 1,9 mil pessoas.

 

Profissionalizante - Para quem optar por aprender uma profissão enquanto conclui o ensino fundamental, existe o EJA FIC (Formação Inicial Continuada), com cursos em cinco áreas de trabalho, chamadas de Arcos Ocupacionais, que são: administração, alimentação, imagem pessoal, comunicação visual e construção civil. Ao escolher um deles, o aluno irá aprender quatro ocupações, cada uma com duração de 6 meses. Quem optar por alimentação, por exemplo, vai cursar auxiliar de cozinha, depois confeccionador de produtos de confeitaria para cafeterias, em seguida confeiteiro e, por último, auxiliar de padeiro, além das matérias de base comum, como português e matemática.

Os cursos de EJA FIC acontecem nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional da cidade: Valdemar Mattei, na Vila Pires, Armando Mazzo, no bairro Príncipe de Gales, Júlio de Grammont, no Parque Andreense, Miguel Arraes, no Jardim Cristiane, João Amazonas, em Capuava, e em três EMEIEFs, na área de Administração. As escolas com EJA na área de administração são a Cora Coralina, no Jardim Santo André, Cândido Portinari, no Guarará e João de Barros, em Utinga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4468-4296.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados