Santo André
Publicada em 05/06/17 as 13:41h - 54 visualizações
Saúde Fila Zero realiza segundo mutirão e chega a 20 mil atendimentos
Pacientes que esperavam há anos por consulta foram atendidos no Centro Hospitalar “Dr. Newton da Costa Brandão” e no Centro de Especialidades I

Redação


 (Foto: Divulgação)

O programa Saúde Fila Zero, criado pela Prefeitura de Santo André com o objetivo de acabar com a fila de espera por consultas e exames, realizou neste sábado (3) seu segundo mutirão. Pacientes que estavam aguardando, em média, dois anos para passar por consultas, foram atendidos no Centro Hospitalar "Dr. Newton da Costa Brandão" e no Centro de Especialidades I.

No Centro Hospitalar foram realizadas consultas com cirurgião vascular e no Centro de Especialidades I, localizado na avenida Ramiro Colleoni, foram atendidos pacientes que esperavam por consultas de dermatologia, neurologia e cardiologia. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas passaram por consulta neste sábado. Somado ao primeiro mutirão, que em abril atendeu aproximadamente 17 mil munícipes, o Saúde Fila Zero atingiu a marca de 20 mil atendimentos.

O aposentado Albano Alves Nunes, de 70 anos, foi um dos pacientes atendidos neste sábado. "Achei a iniciativa excelente. Estava aguardando desde 2013 para passar por consulta com o vascular e finalmente fui chamado", relatou Nunes, que mora na Vila Alzira Franco. "Pra mim o mutirão ajudou muito. Faz um ano que espero consulta por cardiologista. Tive infarto e preciso fazer acompanhamento regularmente, mas estava demorando demais", conta a aposentada Nadir de Sousa Reis, de 82 anos, moradora da Vila Assunção.

Os pacientes atendidos no mutirão já receberam o encaminhamento para a realização de exames ou cirurgias, de acordo com a avaliação de cada caso feito pelos médicos. Parte dos exames será realizada na própria rede municipal de saúde (como ecocardiograma, por exemplo) e outra parcela será realizada na rede privada, dentro da iniciativa de compensação de débitos que integra o Saúde Fila Zero. Exames como teste ergométrico, holter 24 horas, entre outros, serão realizados no Hospital Dr. Christóvão da Gama, primeiro equipamento de saúde a se credenciar no programa.

"Hoje chegamos ao número de 20 mil consultas e exames, mais uma marca do Saúde Fila Zero que a gente precisa comemorar. Assumimos a gestão com uma fila muito grande, mais de 120 mil pessoas esperando há anos por atendimento. Estamos pouco a pouco, com muito trabalho, resolvendo esse problema", avalia o prefeito Paulo Serra. A idéia é que os mutirões sejam realizados aproximadamente a cada 30 dias. "Essa iniciativa é muito importante. Esses mutirões fazem parte do Saúde Fila Zero, trazem uma agilidade e conseguimos organizar melhor nossa fila. Pelo menos uma vez por mês vamos fazer mutirão de alguma especialidade, além da troca de consultas e exames na rede privada", afirma a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias.

Ações diversas - O Programa Saúde Fila Zero é composto de diversas ações, que se integram a outras iniciativas da Secretaria da Saúde. Além dos mutirões de especialidades e da troca de dívidas de hospitais e clínicas por consultas e exames, a atual administração implantou protocolos que visam um melhor aproveitamento dos recursos da rede municipal de saúde. Em abril ocorreu a reabertura do Hospital Dia e também foi firmada parceria da Prefeitura com o governo do Estado que trouxe para Santo André a Carreta da Mamografia e resultou na realização de 675 exames em duas semanas.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados