Santo André
Publicada em 24/04/17 as 09:26h - 118 visualizações
Ciclofaixa de lazer é reaberta pela Prefeitura com economia de 75%
Atividade estava suspensa para reavaliação do contrato e conta com novo trajeto

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Santo André reabriu neste domingo (23) a ciclofaixa de lazer, com novo percurso e mudanças que resultaram em economia de recursos municipais. Os custos para realização da atividade caíram em até 75%, após período em que o antigo contrato foi suspenso para reavaliação do projeto inicial. A ciclofaixa funciona sempre aos domingos, das 7h30 às 13h30.

Implementada em 2014, a ciclofaixa de lazer custava aos cofres públicos aproximadamente R$ 80 mil por domingo e agora custará para a Prefeitura cerca de R$ 20 mil por semana, redução de 75% no valor. Após rescisão contratual com a empresa que operava o serviço, o trajeto foi readequado e reduzido de 7,8 km para 3,9 km e passou a ser operado pelos próprios agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), que realizam a montagem e desmontagem dos cones e garantem a segurança dos ciclistas.

O trajeto tem como ponto de partida o Paço Municipal e segue pelos dois sentidos da avenida Perimetral, desde que não haja eventos na cidade que utilizem o mesmo espaço, como corridas de pedestres por exemplo.

"A ciclofaixa começou com muita adesão, foi perdendo o público e paramos para reavaliação. Também mudou a natureza do recurso do Fundo [Municipal de Trânsito], que desde novembro pode ser aplicado em outros serviços de manutenção da cidade. Com esses dois fatos, reavaliamos o projeto e voltamos com a ciclofaixa de lazer associando ao Domingo no Paço, outro projeto da Prefeitura", explicou o Paulo Serra.

 A ciclofaixa de lazer chegou a ter frequência de 6,5 mil ciclistas, e em média se estabilizou em 4,5 mil participantes por domingo. O circuito devolve aos ciclistas a possibilidade de um trajeto sem cruzamentos com veículos, além de promover a integração com as atividades do Projeto Domingo no Paço. Sendo assim, os munícipes também terão como atrativo muita música, dança, atividades recreativas, esportivas, de lazer e uma mini unidade da ludoteca municipal com empréstimo de jogos e material esportivo/recreativo.

Um dos ciclistas que aprovou a ciclofaixa de lazer é o gerente comercial Nelson Gebara, de 53 anos. "O trecho diminuiu, mas para quem ficou um tempo sem essa ferramenta, reabrir é um bom começo. Conforme as pessoas vão aderindo ao projeto, quem sabe não fica ainda melhor? Gostei do trajeto na Perimetral porque não tem semáforo, não precisa ficar pedalando e parando, que é uma coisa que me incomoda um pouco. Aqui você faz todo o percurso em uma reta só", disse o ciclista.

Além da ciclofaixa de lazer, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, através da Diretoria de Trânsito, elaborou planejamento para a interligação de 57 km de ciclovias no município, o que possibilita sua implantação em etapas. Do total de ciclovias previstas, 22 km já estão implantados.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados