Santo André
Publicada em 06/04/17 as 11:19h - 67 visualizações
Praça do Carmo terá carreta do Programa Mulheres de Peito durante todo o mês de aniversário da cidade
Praça do Carmo terá carreta do Programa Mulheres de Peito durante todo o mês de aniversário da cidade

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Como parte das ações de aniversário de 464 anos da cidade, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, estacionou na Praça do Carmo carreta para a realização de Ultrassonografia de Mamas e Mamografia, os principais exames para a detecção do câncer de mama. A unidade móvel está próximo ao Calçadão da Oliveira Lima e faz parte do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo. A carreta ficará disponível durante 30 dias, entre 8 de abril e 8 de maio. O atendimento no local será feito mediante distribuição de senhas, de segunda a sábado.

"O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo. Considerando que no Brasil, a estratégia preconizada para o rastreamento de câncer de mama é a mamografia, a parceria com o Governo Estadual para disponibilização da carreta em nosso município irá apoiar na melhoria do cuidado ofertado, garantindo que os casos indicativos sejam diagnosticados e, a depender do resultado, direcionados para acompanhamento e tratamento. É importante ressaltar que e os médicos estão capacitados a avaliar quais casos possuem indicação de exame e que nossos diversos serviços de saúde passarão por capacitações para aprimorar a qualidade do cuidado", explicou a secretária da Pasta, Ana Paula Peña Dias.

Diversas secretarias da Prefeitura fizeram adequações necessárias para recebimento da carreta, como fornecimento de gerador, disponibilização de tendas e cadeiras. "Isso irá garantir a permanência em 30 dias, tempo padrão da parceria e suficiente para suprir nossa fila de espera", afirma a secretária de Saúde.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e serão atendidas diariamente 50 pessoas, sendo 25 por distribuição de senhas e 25 por agendamento da Central de Agendamento. Já aos sábados o horário de funcionamento é das 9h às 13h e serão distribuídas 25 senhas. O resultado do exame é entregue em dois dias úteis e retirado na própria Unidade Móvel.

Se for detectada lesão no exame de mamografia, o laudo terá a classificação BIRADS. O termo BIRADS é um acrônimo para Breast Imaging Reporting and Data System, ou seja, é uma sistematização internacional para a avaliação mamária, interpretação do exame e confecção dos laudos de exames de imagem especificamente da mama. O BIRADS é dividido em categorias de 0 a 6. Os achados mamográficos (nódulos, por exemplo) serão classificados, sendo que quanto maior o número maior a probabilidade da lesão ser maligna.
As pacientes com indicação de BIRADS 4 em diante são direcionadas para consulta pré-agendada pela equipe da unidade móvel em Hospital ou AME referência da região indicado pela Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. O agendamento é feito pela própria equipe da Unidade Móvel. Para os exames com indicativo de BIRADS 0, são feitos os complementos de compressão e magnificação, e quando necessário é realizado exame de ultrassom.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados