Santo André
Publicada em 12/04/16 as 13:54h - 168 visualizações
Santo André tem quase 136 mil pessoas, entre crianças, gestantes e idosos, para vacinar contra a gripe
No total, 33 unidades da rede básica de saúde oferecem doses para prevenção do H1N1 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

Da Redação


No primeiro dia de campanha da gripe a público específico, unidades da rede de atenção básica de Santo André tiveram movimento intenso, como foi na Vila Guiomar  (Foto: Divulgação)

Santo André, 11 de abril de 2016 - As 33 unidades de saúde da rede de atenção básica de Santo André começaram, a partir desta segunda-feira, a imunização contra a gripe de crianças de seis meses a cinco anos incompletos (36.693), idosos acima de 60 anos (92.070) e gestantes (6.701). No total, 135.464 pessoas pertencentes aos três grupos prioritários iniciais da campanha no município. As doses gratuitas serão ministradas das 8h às 16h30. Há necessidade de levar a caderneta de vacinação e o cartão SUS - mais documento pessoal.

A partir do dia 18, a campanha priorizará as mulheres que deram a luz até 45 dias e pessoas com doenças crônicas e de risco clínico, como casos respiratórios (asma e displasia broncopulmonar), cardíacos e renais, além da população indígena. Na última semana, entre 4 e 8, cerca de 20 mil profissionais da saúde da rede municipal, mais trabalhadores de hospitais público estadual e privado, foram vacinados - o balanço parcial ainda não foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Santo André.

Com relação à ala infantil, somente serão vacinadas os bebês a partir de seis meses e as crianças menores de cinco anos, mais precisamente, quatro anos, 11 meses e 29 dias - meninos e meninas com cinco anos completos não se encaixam nesse grupo. Já as mulheres em fase inicial de gravidez devem apresentar o cartão do pré-natal para comprovação à equipe de enfermagem.

Nesta semana, até sexta-feira (15), os três grupos estão sendo priorizados para imunização na rede municipal de saúde. No entanto, isso não significa que as pessoas não poderão ser vacinadas depois desse período, uma vez que a campanha prosseguirá, pelo menos, até o fim de maio, conforme garantiu o secretário Homero Nepomuceno Duarte.

No estado de São Paulo, a campanha foi antecipada por causa do aumento de casos do vírus influenza A, o H1N1. Em Santo Andre, até o dia 5 de abril, 82 casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Destes, cinco confirmados para H1N1, com dois óbitos - ambos do sexo masculino, 51 anos e 64 anos.

Realidade bem diferente de 2005, quando foram 43 casos de influenza notificados de residentes em Santo André no ano, dos quais, seis confirmados: três influenza A; dois influenza A sem subtipo e um influenza B. Não houve óbitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) confirmados para influenza.

No País, a imunização ocorrerá a partir do dia 30 de abril. A vacina trivalente, distribuída na rede pública, combate os vírus tipo A H1N1, tipo A H3N2, além do vírus B - da gripe comum.


COBERTURA - Em 2015, Santo André atingiu 81,72% da cobertura vacinal contra a gripe, percentual que representou 127.490 doses - a população alvo total era 156.010, que incluiu todos os grupos prioritários: crianças, idosos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias) e trabalhadores da área, conforme prevê o Ministério da Saúde.

A gripe é uma infecção do sistema respiratório, que tem como principal complicação a pneumonia, responsável por grande número de internações hospitalares. Algumas atitudes simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, são medidas de prevenção, segundo os médicos especialistas.


Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre

Twitter: https://twitter.com/StoAndre




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados