Santo André
Publicada em 01/02/16 as 14:19h - 222 visualizações
Prefeitura dá início à segunda fase do projeto de urbanização do Complexo Cassaquera

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, iniciou no último dia 29/1, a segunda fase do processo de urbanização do Complexo Cassaquera, no Jardim Carla. Uma equipe da Secretaria coordenará o recolhimento in loco, em duas semanas, das informações sobre quem são, quantos são, como vivem e quais os problemas que enfrentam os moradores dos Condomínios Maracanã e Titans, os dois primeiros núcleos, dos 13 que compõem o Complexo Cassaquera, que serão urbanizados. Munida dessas informações, a Caixa Econômica Federal liberará a contratação do projeto de urbanização, pela Prefeitura. Até abril deste ano, todos os Núcleos do Cassaquera já estarão com as informações topográficas e sociais concluídas.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo Piagentini, reuniu-se com cerca de 400 moradores dos dois Núcleos, no pátio da Escola Estadual Nelson Pisotti, para anunciar o início da segunda fase. Duas comissões de dez moradores de cada núcleo foram escolhidas, para acompanharem e serem os interlocutores das famílias, junto à Prefeitura, durante todo o processo.

A secretária adjunta da SDUH, Denise Zirondi, pediu "calma e paciência" aos moradores nesta fase. "Nós precisamos realizar um pacto entre nós. Em alguns momentos, vocês ficarão chateados com a Prefeitura e, em outros, a Prefeitura ficará chateada com vocês, por isso, nós precisamos ter paciência, porque todos os problemas serão resolvidos", disse.

Denise explicou que, somente depois de finalizado essa pesquisa qualificada das informações é que será possível dizer, já com o projeto de urbanização finalizado, quais e quantas famílias deverão ir para um conjunto habitacional, que moradias sofrerão reformas e como ficará o local. Denise, no entanto, explicou que intervenções pontuais, como melhorias de acesso às vielas ou a construção de corrimão e escadarias etc, serão realizadas logo, sem a necessidade da finalização do projeto. "Ao final, todos receberão o título de posse de suas moradias", disse.

O Complexo Santa Cristina/Cassaquera surgiu ao longo dos anos por meio de ocupações irregulares. Caracteriza-se pela carência de infraestrutura urbana e equipamentos públicos. Alguns Núcleos do Complexo estão localizados em cima de córrego canalizado, de nascentes ou do Plano de Ampliação Viária.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados