Quinta-feira, 27 de Abril de 2017

Buscar   OK
Santo André
Publicada em 22/01/16 as 10:40h - 146 visualizações
Santo André terá 32 condutores da tocha olímpica, sendo três da cidade
Comitê Olímpico Brasileiro analisa nove nomes indicados pela Secretaria de Esporte e Lazer para escolha do trio; principal símbolo das Olimpíadas Rio 2016 passará dia 23 de julho pelo Grande ABC

Da Redação


Coreografia criada da história dos Jogos Olímpicos e passagem da tocha em Santo André, apresentada durante a festa de encerramento das escolas de esportes de Santo André no ano passado  (Foto: Divulgação)

Santo André indicou nove nomes entre atletas revelação, ex-atletas, ex-técnicos e cidadãos comuns ligados à área esportiva para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) escolher três deles, até o fim de fevereiro, para representar a cidade no revezamento da tocha olímpica, que passará dia 23 de julho pelo Grande ABC. No total, serão 32 condutores para percurso de sete quilômetros em território andreense e 1h30 de evento.

Os nove nomes indicados, no entanto, não podem ser revelados neste momento, segundo Fábio Rubson da Silva, assistente de diretoria da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André. "É uma exigência do COB devido a cláusula contratual de sigilo de realização do evento na cidade", afirmou. Duas reuniões de trabalho já ocorreram no município no ano passado - agosto e dezembro - com representantes do comitê organizador do revezamento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que terá a cerimônia de abertura dia 5 de agosto, no estádio do Maracanã.

"Os nomes foram indicados pelos currículos e históricos. Posso adiantar que todos estão ligados ao cenário esportivo de Santo André", apontou Silva. A cada duzentos metros, do total de sete quilômetros de percurso no município, será feita a troca do condutor da tocha - parte dos 32 condutores em solo andreense será indicada pelos quatro patrocinadores oficiais do revezamento e o próprio COB, além dos três representantes oficiais da cidade.

Além de Santo André, o principal símbolo da competição olímpica passará dia 23 de julho por São Caetano e São Bernardo, no Grande ABC - no total de 42 cidades do estado de São Paulo e 300 no País, de acordo com o comitê. No Estado, Itararé será o primeiro município a receber a tocha em 16 de julho - a rota carioca começará em 27 de julho, em Angra dos Reis, até chegar à Cidade Maravilhosa, palco dos Jogos Olímpicos de 5 a 21 de agosto.


Sobre a Secretaria de Esportes e Lazer

Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.

A secretaria apóia ainda 32 modalidades no esporte de rendimento, além de realizar torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º do País e o 12º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Entrevistas com vereadores do ABC eleitos em 2016
Parceiros
Evolução e Mulher Determinada
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados