Ribeirão Pires
Publicada em 30/08/17 as 15:19h - 32 visualizações
“Brincando de Trânsito” forma 160 alunos da rede municipal de Ribeirão Pires
Evento de entrega dos certificados de conclusão contou com a presença dos pais e de convidados

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (30), a Escola Municipal Fiorindo Roncon, de Ribeirão Pires, esteve em festa. Cerca de 160 alunos, de 4 e 5 anos, se formaram no projeto "Brincando de Trânsito" que, ao longo de quatro meses, levou informações sobre práticas seguras para pedestres, ciclistas e motoristas.

 

O objetivo da ação é transformar os estudantes em multiplicadores de conhecimento sobre o assunto junto aos familiares e a comunidade. Utilizando fantoches, circuitos e equipamentos de trânsito, a metodologia pedagógica incluiu a aproximação com as crianças dentro do ambiente escolar, levando em consideração da faixa etária.

 

A cerimônia de formatura contou com a presença do vice-prefeito, Gabriel Roncon, que falou sobre a dedicação da equipe envolvida no projeto. "O amor que as crianças demonstram para com os profissionais da Educação no Trânsito nos enche de orgulho. E o envolvimento dos pais, que em uma quarta-feira deixaram de lado outros compromissos para fazer parte desse momento da vida acadêmica dos filhos, é muito bonito de ver", afirmou o vice-prefeito.

 

Também presente na formatura, o secretário de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires, José Adão Alves, pediu aos pais e responsáveis que permitam as crianças demonstrarem o que aprenderam em sala de aula. "É importante para termos um trânsito mais consciente e seguro que todas as boas práticas sejam reforçadas e multiplicadas", explicou.

 

Neide de Souza, avó de um dos formandos - Cristopher Henrique, de 5 anos - foi um dos familiares que estiveram presentes. "Vim acompanhar a minha filha e a minha mãe, Carminha, que é bisavó do Cristopher e quem cuida dele diariamente para que possamos trabalhar", esclareceu. Animada com a iniciativa da Prefeitura em oferecer aulas de trânsito, Neide disse que o neto fala a todo o tempo sobre o que aprendeu na escola. "É excelente porque dá pra ver que a criança aprende brincando mesmo. Depois ele anda de carro com a gente e fala sobre a hora certa de passar no semáforo ou para respeitar quem quer atravessar na faixa de pedestre", contou.

 

Na ultima, a Prefeitura também formou 94 alunos no projeto "Trânsito na Escola", voltado para crianças de seis anos que estudam na Escola Municipal Manoel Baptista.

 

Sobre a Educação para o Trânsito

 

No trânsito, assim como em outros diferentes fenômenos do cotidiano, nota-se a urgência e a necessidade de buscar educar para a valorização da vida, para o respeito ao próximo e para uma convivência tranquila.

 

Como fator de mudança, renovação e progresso, buscando levar ao crescimento de cada membro envolvido e, assim, do município como um todo, o programa municipal de Educação para o Trânsito é o recurso utilizado para dar fundamento a toda ação educativa que envolve o processo de ensinar e aprender sobre práticas seguranças no trânsito.

 

Com o intuito de criar ambiente que estimule o desenvolvimento de tarefas que ajudem os membros da equipe de Educação para o Trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito realiza trabalho de educação permanente dentro dos propósitos básicos de liberdade e respeito ao outro, além de promover ações lúdicas e pedagógicas que estimulem cada faixa etária abrangida pelo projeto.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados