Ribeirão Pires
Publicada em 20/07/17 as 14:40h - 41 visualizações
Ribeirão Pires combate mortes no trânsito com campanhas educativas
Com acesso aos dados para mapear locais onde acontecem mais acidentes, a Estância Turística trabalha educação no trânsito com diversas ações

Divulgação


 (Foto: Divulgação/PMRP)

Ao longo de todo o ano, a Estância Turística de Ribeirão Pires coloca em prática atividades para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre boas práticas para aumentar a segurança no sistema viário. Cursos em empresas, aulas nas escolas municipais, bloqueios educativos nas principais vias e intervenções nos pontos com maior índice de acidentes fazem parte das ações desenvolvidas na cidade.

 

Utilizando ferramentas como o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito consegue mapear os locais onde acontecem mais acidentes e organizar campanhas específicas para o local. A ferramenta, oferecida pelo DETRAN, contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas e podem ser acessadas pelo site www.infosiga.sp.gov.br com atualizações todo dia 19.

 

Campanhas educativas

 

Desde o começo de julho, o Terminal Rodoviário ficou repleto de faixas com informações sobre Educação para o Trânsito. Todo o material foi confeccionado ao longo de curso realizado entre os dias 22 de maio e 10 de junho, oferecido pela Secretaria de Transportes e Trânsito para mais de 300 funcionários, entre motoristas e mecânicos.

 

"A exposição na Rodoviária é fruto de momentos de estímulo aos profissionais para mudança comportamental de condutores, como forma de desenvolver e consolidar comportamentos de civilidade, acessibilidade e inclusão no trânsito. Todas as empresas da cidade que têm interesse podem entrar em contato e agendar atividades como essa", explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

 

Já se preparando para a Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro, a cidade está alinhando campanha em conjunto com outras 38 cidades da Região Metropolitana de São Paulo para, com isso, ganhar mais força nas ações de conscientização sobre o tema.

 

Durante a Semana Nacional do Trânsito, o intuito é dar sequência aos trabalhos já organizados na cidade, focados no tema sugerido para campanhas nas 39 cidades. Segundo Adão Alves, participar de grupos de discussão com outras cidades dá força para que campanhas de conscientização sobre segurança e mobilidade urbana cheguem até a população. "Conseguimos discutir diversas experiências diferentes e isso nos ajuda a mobilizar ainda mais a população", afirmou o secretário.

 

Recentemente, Ribeirão Pires colocou em prática o tema "Foca no Trânsito". Com bloqueios educativos, palestras, faixas, atividades em escolas e ações no Facebook, o objetivo é reduzir acidentes e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

 

"Ignorar regras e práticas seguras tem relação direta com acidentes fatais. A mensagem parece óbvia, mas as estatísticas mostram, infelizmente, que há muito por fazer para conscientizar a população e reduzir a violência no trânsito", explica Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

 

Algumas atitudes simples, como o uso do cinto de segurança, nunca dirigir depois de beber ou falando ao celular e respeitar os limites de velocidade, ajudam a evitar que essas falhas humanas aconteçam. 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados