Ribeirão Pires
Publicada em 26/05/17 as 12:22h - 52 visualizações
Empresa de ônibus de Ribeirão Pires realiza ação educativa de trânsito

Da Redação


 (Foto: Divulgação/PMRP)

Cerca de 300 profissionais como mecânicos e motoristas participaram de ação lúdica para discutirem práticas que tornam o sistema viário mais seguro e consciente

Durante todo o ano, Ribeirão Pires é uma cidade preocupada com a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam o sistema viário. Educação no trânsito é trabalhado nas escolas, em campanhas como bloqueios nas principais vias e também em empresas, como a Rigras, responsável pelo transporte público municipal.

Entre os dias 22 de maio e 10 de junho, cerca de 300 funcionários como mecânicos e motoristas de ônibus estão participando de curso com atividades que remetem aos métodos e ações que garantem um trânsito mais seguro, gentil e humano. Pintura, artes cênicas, música e palestras são algumas das atividades propostas para trazer um momento diferenciado e promover a discussão sobre um trânsito mais seguro para todos.

"Esse curso que estamos realizando na Rigras, oferecemos para todas as empresas da cidade que tem interesse em estimular profissionais, de todas as áreas, sobre a mudança comportamental dos condutores, de forma a desenvolver e consolidar comportamentos de civilidade, acessibilidade e inclusão no trânsito", explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves. "Com a mudança de comportamento, pretendemos consolidar a preservação da vida e a promoção da tranquilidade pública", completou.

O curso é didático e participativo, com três horas de duração por aula em cada etapa, estimulando ações que promovam a reflexão e a prevenção de acidentes. O mecânico Tiago Sousa, de 28 anos, participou da formação e aprovou a iniciativa. "Foi uma atividade diferente do que costumamos fazer. Um momento mais pessoal, onde pessoas que pouco interagem na empresa se juntaram para falar sobre nossas vontades de um trânsito melhor", afirmou Tiago.

Projeto inovador na região

Acostumados apenas com atividades durante a campanha Maio Amarelo, poucas cidades da região do Grande ABC realizam ações de educação no trânsito durante todo o ano. Ribeirão Pires vai na contramão dessa prerrogativa e implantou equipe para trabalhar, durante todo o ano, conscientização.

Essa prática surte efeito e é notada por profissionais que já atuaram dirigindo em outras cidades. Edenísio Bezerra da Silva, de 51 anos, é motorista da empresa Rigras há cerca de três meses, mas garante que ao longo dos 24 anos de profissão, nunca tinha participado de atividades que despertam esse tipo de consciência. "As pessoas em Ribeirão Pires são diferentes, graças ao contato social. Trabalhei em outras cidades do ABC e funciona diferente, o olhar pelo ser humano é diferente. Precisamos mudar nossa visão de trânsito", declarou Edenísio.

Para empresas que tenham o interesse em proporcionar atividades de Educação no Trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito agenda atividades. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (11) 4825-5083 ou pelo e-mail educacaotransito@ribeiraopires.sp.gov.br.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados