Mauá
Publicada em 28/06/17 as 09:48h - 18 visualizações
Mauá registra queda na criminalidade em maio
Ações em parceria com governo do Estado garantem redução de roubos e furtos na cidade

Divulgação


A operação Força Total Metropolitana é uma parceria entre Polícia Militar, agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal  (Foto: Roberto Mourão/PMM)

As ações do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada de Mauá) tem tornado a cidade mais segura. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram queda nos números de roubos, furtos e de ocorrências com veículos na cidade em maio. Os índices têm apresentado melhora desde o início deste ano, quando a Prefeitura montou o grupo para ampliar as ações de segurança na cidade.

Segundo os índices, a queda média nas ocorrências foi de 15% em relação ao mesmo período de 2016. A maior diminuição foi no número de roubos, que baixaram de 377, em maio de 2016, para 314 em maio deste ano, número 16,71% menor. Os furtos de carros também caíram 15,58%, pulando de 154 em maio do ano passado para 130 no mesmo período deste ano.  

A melhora é um reflexo do investimento da administração Um Novo Tempo na ampliação de patrulhamento, na criação do programa Bairro Seguro e da parceria entre GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil e Polícia Militar, que têm inibido ações de marginais na cidade.

A operação Força Total Metropolitana é uma parceria entre pela Polícia Militar, agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal e é um dos principais exemplos de combate ao crime na cidade. Na última operação realizada em Mauá, em junho, foram localizados dois automóveis roubados e foram feitas duas prisões. Durante operação ainda foram feitos dois flagrantes, sendo um de tentativa de furto e um de receptação de veículo.

A Operação Força Total Metropolitana foca em três situações de patrulhamento: ostensividade em áreas que registram roubos, especialmente de veículos; bloqueio de entradas e saídas para a abordagem a motoristas e motociclistas suspeitos; e saturação em regiões com registro de ocorrências, conforme planejamento estratégico.

A retomada da fiscalização por câmeras também contribuiu para inibir os índices. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Monitoramento, localizada na sede da GCM (Guarda Civil Municipal), no Jardim Zaíra. As câmeras operam em eixos como o da região central, no Jardim Zaíra, no Itapark e no Feital. O programa bairro seguro, que aumenta a fiscalização da GCM em equipamentos públicos e seu entorno também ajudaram na diminuição de crimes contra o patrimônio.  

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, comemora a melhora dos números e confirma que a administração trabalha para ampliar ações da área de segurança e diminuir cada vez mais os índices de criminalidade na cidade. "Nosso governo estará sempre presente nas ações de Segurança Pública, pois entendemos que essa é também uma responsabilidade da Prefeitura. Nosso objetivo é trazer qualidade de vida e transformar Mauá, cada vez mais, em uma cidade segura", declarou Atila.

Em junho, o prefeito participou de reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e deixou encaminhado o compartilhamento de dados do programa Detecta, que utiliza câmeras públicas para rastrear veículos roubados ou furtados, com a GCM. Por meio de convênio de cooperação, os dados seriam compartilhados para que a GCM também atendesse as ocorrências.

A inclusão dos guardas civis municipais nos treinamentos da Polícia Militar e a instalação do SVO (Serviço de Verificação de Óbito) para termos o serviço de IML (Instituto Médico Legal) na cidade, também foram solicitados.

Outra demanda apresentada por Atila que ficou encaminhada foi a ampliação do efetivo da Polícia Civil na cidade. Com vistas na formação de novos policiais na academia da Polícia Civil, o aumento de policiais civis na cidade permitiria a ampliação do atendimento do 4º DP do Jardim Zaíra. A intenção é desafogar o 1º DP, do Centro, o único que atende em esquema de plantão 24 Horas na cidade.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados