Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Diadema
Publicada em 23/07/18 às 15:07h
Diadema realiza Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

Da Redação


 (Foto: Reprodução)

A Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite terá inicio no primeiro sábado do mês de agosto, 4/08, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema. Recentemente o Ministério da Saúde admitiu o risco de retorno da poliomielite e do sarampo no Estado de São Paulo. O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989, a doença foi erradicada em 1994. Já de sarampo, o último caso foi em 2015 e a eliminação em 2016. As duas doenças são preveníveis por vacina que estão disponíveis gratuitamente na rede pública e apresentam baixo risco e efeito colateral.



A Campanha é destinada a crianças menores cinco anos de idade e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal dessas doenças. Para que tenha uma proteção adequada espera-se que pelo menos 95% da população esteja vacinada.



A coordenadora do departamento de Vigilância à Saúde, Candida Rosa Alves, destaca a importância de manter todas as vacinas em dia, não só das crianças, mas, também, dos adultos. “Não há qualquer lógica em não vacinar crianças, adolescentes e adultos contra doenças para as quais a ciência já desenvolveu a vacina. Há um movimento de “antivacina”, no qual notícias e informações falsas divulgadas em redes sociais que tem levado a população a não se vacinar. As vacinas são seguras e passam por rigoroso controle. Antes de serem aprovadas, todas as pesquisas e testes de segurança são realizados”.



Candida Rosa Alves ainda ressalta a questão coletiva da vacina. “O risco de não vacinar crianças, adolescentes e adultos é muito grande e pode trazer doenças que tinham sido erradicadas ou estavam sob controle. Pensar que deixar de vacinar um pequeno grupo não tem problema é um erro, pois em pouco tempo teremos um número grande de pessoas propensas a ter doenças acarretando um problema de saúde pública. Uma pessoa não vacinada, caso se contamine com alguma doença, pode passar para outras. A vacinação não é apenas uma questão de proteção individual, mas de proteção coletiva”.



Outras vacinas

A Prefeitura de Diadema disponibiliza em todas as UBSs de 19 vacinas diferentes que fazem parte do calendário vacinal (em anexo). Além disso, a vacinação contra a febre amarela está disponível em dose padrão.



Serviço:

Relação de UBSs que oferecem a vacinação de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 - Jardim Canhema.

UBS Centro. Avenida São José, 472 - Centro.

UBS Conceição. Rua Bororos, 80 - Vila Conceição.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 - Jardim Eldorado.

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar

UBS Nações. Rua Itália, 249 - Jardim das Nações.

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 - Vila São José.

UBS Paineiras. Rua Javari, 635 - Jardim Paineiras.

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 - Vila Paulina.

UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 - Piraporinha.

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 - Parque Reid.

UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 - Jardim Ruyce.

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280. 

UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.

UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados