Diadema
Publicada em 21/07/17 as 11:04h - 10 visualizações
Diadema recebe curso de Formação de Agentes de Cozinha durante o recesso escolar

Divulgação


Alunos em aula,aprendendo boas prátcas na cozinha  (Foto: Thiago Benedetti)

Devido à preocupação com a qualidade da alimentação escolar e pleno atendimento às necessidades nutricionais dos alunos, aconteceu nessa quarta-feira (19), a II Formação de Agentes de Cozinha, para servidores públicos. O curso, promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema, disponibiliza um trabalho de formação coletiva que tem como objetivo aprimorar boas práticas na manipulação de preparo de alimentos que garantam a qualidade da refeição e lanche dos alunos, controlar o estoque, e ainda os cuidados com a higiene pessoal.

O processo de escolha da alimentação escolar é feito de maneira democrática com a participação dos pais e de toda a comunidade escolar, e o prato diário inclui sempre frutas, legumes e verduras.

Atualmente existem aproximadamente 260 agentes de cozinhas para um total de 31 mil alunos na rede municipal, e a formação dos agentes ocorre de forma coletiva durante os períodos de recesso escolar. A secretária de Educação, Tatiane Ramos, ressalta a importância de ter uma equipe capacitada para atender e preparar a alimentação dos alunos na rede municipal. "Desde a forma como os alimentos são preparados até o momento de servir cada prato se faz presente o contato visual com cada estudante, expresso pela eficiência do trabalho e pelo carinho com que as refeições são produzidas, estimulando a alimentação saudável."

Em uma das aulas práticas do curso, a nutricionista presente, Beatriz Dambacher explicou a importância de tomar cuidado em comprar produtos enlatados que estejam amassados, pois a cobertura da lata pode se partir liberando os compostos tóxicos como o metal, que se misturado ao alimento do interior da lata pode causar danos à saúde quando ingerido.

O curso de formação conta com seis turmas que se dividiram em três dias, sendo duas ontem na EMEB Cecília Meireles, duas hoje na EMEB Francisco Daniel Trivinho, e as últimas turmas no dia 04 de agosto, na EMEB Devanir Carvalho.

A aluna do curso, Inaiê Tavares confessa nunca ter trabalhado em cozinha, mas afirma que o curso aprimora as experiências para essa área profissional. "A teoria e a prática são muito distintas para mim, apesar de eu aprender mais na prática, o curso me ensinou como higienizar corretamente uma cozinha".

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados