Diadema
Publicada em 10/07/17 as 14:10h - 73 visualizações
Diadema sai do Consórcio Intermunicipal
Na última quinta município oficializou saída da entidade

Paloma Carlos


 (Foto: Divulgação)

A Câmara de Diadema aprovou na última quinta-feira (6) a saída do município do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O projeto enviado pelo prefeito Lauro Michels foi aprovado por 14 votos contra seis, questões econômicas foram apresentadas como justificativa para a saída.

O prefeito declarou não concordar com os gastos do Consórcio e os valores pagos por cada município, que segundo Michels poderiam ser melhor investidos nas cidades e que Diadema não tem condições para arcar com os gastos. Porém há quatro anos Diadema não tem pago a entidade, acumulando uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões, a última parcela foi paga em 2014.

O Consórcio já fala em acionar juridicamente a Prefeitura pelo atraso nos pagamentos e retirar o município dos projetos liderados pela entidade, como o plano de Mobilidade Urbana, que ajudaria Diadema com a construção de corredores de ônibus, e o programa Casa Abrigo, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e já atendeu 358 pessoas do município.

O não pagamento dessa dívida também pode acarretar na perda da CND (Certidão Negativa de Débito) da cidade, que perderá o direito a recursos para a saúde e educação, como também a garantia para empréstimos e financiamentos.

Em entrevista ao Diário do Grande ABC, o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando declarou estar surpreendido com a justificativa usada por Michles. "Muito me estranha ele sair justificando o custo para quem não paga. Ele não paga o Consórcio há quase quatro anos, então, tem algum desequilíbrio na sua forma de decidir. A justificativa do valor da contribuição não se sustenta, porque ele já não paga o Consórcio, então, tem alguma coisa faltando: coerência. ", afirmou Morando ao Diário.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados