Diadema
Publicada em 02/06/17 as 13:02h - 98 visualizações
Pais e alunos da APAE/Diadema aprendem a perder peso com saúde

Redação


 (Foto: Divulgação)

O Programa Melhor Peso Agora chega ao seu quarto encontro adaptado para os alunos do APAE /Diadema - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A atividade é uma ação do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, voltado para pessoas com sobrepeso e obesidade graus I, II e III.

No último dia 29 de maio, nutricionistas da Secretaria de Segurança Alimentar realizaram avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura) para quem está participando da atividade, que visa incentivar as pessoas a perder peso, a fazer reeducação alimentar e consumir comidas saudáveis para conservar a saúde.

A parceria entre a Prefeitura e APAE/Diadema garante que o Programa envolva 20 jovens da instituição e também os seus pais. Por meio de didáticas, como Teatro de Fantoches, os alunos recebem informações sobre a importância dos alimentos, os pais participam de encontros onde são orientados a acompanhar a alimentação diária dos filhos e, em consequência, também tomam consciência de que a alimentação adequada e com produtos não tóxicos melhora as próprias vidas.  

"Durante o curso os pais aprendem a elaborar um diário relatando tudo que os filhos comem e depois fazemos um acompanhamento para ver se a alimentação está adequada. Em um mês de encontros, observamos que todos os alunos perderam peso", afirma a nutricionista do Programa, Renatiely Rosiany.  Concluindo, a nutricionista ressalta que além da perda de peso, os alunos, como consequência da mudança na alimentação, vão evitar problemas como hipertensão, colesterol e outras doenças causadas pela obesidade.

Quem viu de perto a silhueta diminuir e se sentir mais saudável foi Alexandra Aparecida da Silva. Ela participou dos quatro encontros na APAE acompanhando o filho Luis Silva e incentivada pelas orientações das nutricionistas do Programa aprendeu a se alimentar direito. "Estou colocando em prática o que as profissionais do Melhor Peso e me ensinaram. Eu emagreci e meu filho também. Agora, estamos nos alimentando certo e vi a saúde dele melhorar", ressalta a moradora de Diadema.

Os encontros na APAE acontecem semanalmente e quando há apresentação do Teatro de Fantoches todos os frequentadores da entidade podem assistir. Para fechar o circuito de ações do Melhor Peso Agora (no total são oito) serão realizadas mais cinco reuniões, sendo a última dela no próximo dia 26 de junho.

O Melhor Peso Agora é voltado para um grupo social que apresenta comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão, dislipidemia e osteoporose e também doenças que afetam o coração. Atualmente, outros dois grupos de pessoas estão inseridas na atividade que acontece, semanalmente, no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema "Josué de Castro" (CRESAND) e na Associação Amigos do Bairro Tijuco e Santa Terezinha, no Campanário.

Pessoas ligadas a entidades sociais e empresas da cidade também podem participar do Melhor Peso Agora. Para isso, é necessário formar um grupo de 20 pessoas e encaminhar pedido prévio ao PEAND que agendará a realização dos encontros. Os pedidos devem ser enviados para o e-mail educa.alimentar@diadema.sp.gov.br. Outras informações pelos telefones 4053-3946 / 4057-8063.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados