Diadema
Publicada em 06/04/17 as 12:22h - 109 visualizações
Mais de 45 mil moradores não comparecem às consultas no QS

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Em dois anos, o Complexo de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS) realizou mais de 164 mil consultas; entretanto, esse número representa apenas 78,4% dos agendamentos em 28 especialidades médicas. 

Só em 2015, 22.428 pessoas faltaram sem aviso prévio ao serviço. Em 2016, o número de moradores ausentes subiu quase 3%. Se dividido pelos 24 meses anteriores, o número de pessoas que faltam sem avisar, no QS, é de 1.888 pacientes por mês.

Esse comportamento reflete diretamente no atendimento a população. "As faltas geram um acúmulo de pessoas nas filas de esperas e aumentam o tempo de solicitação do atendimento e da consulta", declara a enfermeira e diretora do Quarteirão, Márcia Regina Cunha. O profissional fica esperando por um morador que não irá comparecer ao consultório e acaba bloqueando a agenda para outro que também precisa da consulta.

No ano passado, aproximadamente 11 mil pessoas entraram na fila de espera devido à lotação nos horários de consultas, porém, no mesmo período, ocorreram 22.884 faltas de última hora nos consultórios. Se metade tivesse ligado para informar a ausência, a demanda total da fila de espera teria sido atendida de acordo com a especialidade de cada caso.

Essa situação também é recorrente em outros equipamentos municipais e para diminuir o impacto dessas ausências, a Prefeitura orienta que a falta seja informada o mais breve possível. "É de extrema importância que, no caso do usuário não poder comparecer a sua consulta, avise com antecedência, pois passaremos a vaga para o próximo paciente que está aguardando", alerta a diretora do Quarteirão.

Além disso, o morador deve sempre atualizar seu endereço e telefones na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Assim, a equipe pode entrar em contato quando houver alguma mudança ou antecipação da consulta e/ou exame.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados