No próximo dia 23 de agosto, o gramado da Esplanada dos Ministérios, em
Brasília, será palco de mais um protesto. A ação, promovida pelo Conselho
Federal de Administração (CFA), visa chamar a atenção da população sobre o fim
dos boletos sem registros.
Essa medida provoca uma mudança significativa no sistema de boletos de
pagamento. O que isso significa? Que o boleto sem registro deixará de existir
até o final deste ano. Na prática, isso funciona da seguinte maneira: com a
cobrança sem registro, o cedente geralmente paga apenas pelos boletos
efetivamente quitados pelos sacados. Já com a nova medida, o banco vai cobrar
não só pela emissão do boleto, mas também por outras taxas como alteração ou
cancelamento do boleto.
Para o presidente do CFA, Wagner Siqueira, a medida vai causar um grande
impacto econômico. "Se já não bastasse a alta carga tributária, os empresários,
principalmente os do segmento das micro e pequenas empresas, terão que se
adaptar e migrar para uma carteira de cobrança muito mais onerosa", diz.
Segundo dados da E-commerce Brasil, realizada em parceria com o SEBRAE,
cerca de 75% dos consumidores preferem pagar por meio do boleto bancário por
causa das baixas taxas. Nas vendas online, o boleto é a segunda forma mais
utilizada pelos compradores. Com a cobrança registrada, o custo de emissão do
boleto vai pesar no bolso do empresário e, para reverter a situação, certamente
repassará a conta ao consumidor. "A verdade é que a mudança apenas onera as
organizações e a sociedade, sem qualquer contrapartida da rede bancária que,
diga-se de passagem, bate recordes de arrecadação ano após ano, afirma Wagner.
Em razão do impacto econômico que a medida trará para o dia a dia dos
brasileiros, o CFA fará um ato repudiando o fim da cobrança sem registro. O evento
acontecerá na quarta-feira, 23, a partir das 9h, e reunirá profissionais e
estudantes de administração, além de empresários e cidadãos insatisfeitos com a
medida. Durante a manifestação, uma raposa inflável gigante será colocada no
gramado da Esplanada dos Ministérios a fim de chamar a atenção do público e
provocar uma reflexão sobre o assunto.
Campanha
nacional - Paralelamente à
manifestação, o CFA lançou, ainda, a campanha intitulada "Raposão". O mascote
usado na ação simboliza os banqueiros, que de taxa em taxa enriquecem às custas
da população. O jingle da campanha é o "Rap do Raposão" e o vídeo faz
referência ao estilo ostentação. A campanha está sendo veiculada em publicações
impressas, salas de cinema, rádios e redes sociais como YouTube e Facebook