Brasil
Publicada em 05/06/17 as 15:32h - 67 visualizações
Julgamento da chapa Dilma-Temer é retomado nesta terça-feira

Amanda Zanachi


 (Foto: Divulgação)

O julgamento para cassação da chapa Dilma-Temer será retomado a partir dessa terça-feira (06) e vai até a quinta-feira (08), as quatro sessões extraordinárias estão marcadas para às 19h e uma sessão ordinária ás 9h no dia 08 de Junho. O julgamento foi marcado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, que reservou as sessões a pedido do relator do caso, o ministro Herman Benjamin.

A ação foi solicitada pelo PSDB em dezembro de 2014, dois meses após Aécio Neves perder as eleições para Dilma Rousseff, os tucanos acusam a chapa Dilma-Temer de terem cometido abuso do poder político e econômico, e receberem dinheiro de propinas do esquema de corrupção que atuava na Petrobras, e está sendo investigado na Operação Lava Jato. No atual governo de Michel Temer há quatro ministérios assumidos pelo PSDB.

Na terça-feira, ao retomar o caso Herman Benjamin irá iniciar o julgamento com a leitura resumida do relatório do processo sobre a apuração feita durante mais de um ano e meio de tramitação. Em seguida falarão os representantes do PSDB, as defesas de Dilma e Temer e o Ministério Público.

Depois de ouvir os citados acima, Benjamin irá declarar o seu voto, condenando ou absolvendo a chapa. Logo depois, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcísio Neto, Luiz Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes irão votar.

Se o TSE aprovar a cassação da chapa, o presidente Michel Temer perde o mandato, e a ex-presidente Dilma fica inelegível por oito anos. Se isso acontecer, o Congresso terá que realizar eleições indiretas para decidir quem será o presidente da república. Nesse caso, podem se candidatar qualquer brasileiro com mais de 35 anos de idade, filiado a partido político e que tenha sido escolhido pelo partido. Na eleição indireta votam os 513 deputados e 81 senadores. 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados