Brasil
Publicada em 21/02/17 as 11:36h - 151 visualizações
Programa de residência médica certifica 18 novos médicos em São Bernardo
Profissionais integram programas de Medicina da Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Secretaria de Saúde de São Bernardo realizou na tarde desta segunda-feira (20), a cerimônia de encerramento dos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria. Ao todo, 18 residentes foram certificados na cerimônia realizada no Auditório do Hospital de Clínicas Municipal "José de Alencar", localizado na Estrada dos Alvarengas, 1.001, no bairro Alvarenga.

 

O evento contou com a presença do prefeito Orlando Morando, secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da coordenadora do Coreme e diretora do Hospital Municipal Universitário (HMU), Dra. Mônica Carneiro.

 

"Recebemos residentes do Brasil inteiro e nesta edição até um haitiano está se formando na nossa cidade. É um programa bastante importante para São Bernardo, porque grande parte destes médicos se estabelece e passa a atuar aqui. As pessoas acabam adquirindo um carinho especial pela cidade e pelos nossos munícipes", destacou o prefeito Orlando Morando, que entregou os certificados de residências aos médicos formandos, durante a cerimônia.

 

Em seu discurso, o chefe do Executivo também enfatizou proposta de contratação de 300 médicos até o final deste mandato. Em apenas dois meses de governo, parte significativa da promessa de campanha já foi cumprida em várias especialidades. "A nossa meta é contratar 300 médicos ao longo dos próximos quatro anos e já cumprimos grande uma parte", ressaltou Reple.

 

A Comissão de Residência Médica foi instituída no segundo semestre de 2013, em atendimento à lei do Mais Médicos. As primeiras turmas foram selecionadas através de concurso realizado em conjunto com as secretarias de Saúde de São Paulo, Guarulhos e Mauá. Em São Bernardo, são oferecidas 40 vagas, distribuídas nas mais variadas especialidades.

 

No final de 2014, foram credenciados os programas de Anestesiologia e Neonatologia. Atualmente, os programas de Pediatria e Medicina de Família e Comunidade já se encontram credenciados por período de cinco anos. Já o programa de Ginecologia e Obstetrícia e Ginecologia e Psiquiatria serão avaliados ainda neste mês para credenciamento e aumento de vagas. O de Clínica Médica, por sua vez, encontra-se em diligência junto à Comissão Nacional de Residência Médica.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados