Brasil
Publicada em 03/11/16 as 17:02h - 132 visualizações
Novembro é o mês da prevenção ao câncer de próstata
Marcada pelo Azul, campanha tenta alertar sobre a importância da prevenção

Natan Silva


 (Foto: Divulgação)

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes no país por câncer entre os homens, e a estimativa é que neste ano sejam diagnosticados 61 mil novos casos da doença, estimando mais de 13 mil mortes no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Alertando sobre a importância da prevenção, a campanha 'Novembro Azul', promovida pelo Ministério da Saúde, começou nesta terça (01).

A doença é considerada um câncer da terceira idade, já que quase 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, afirma o Inca. A recomendação é para que os homens a partir de 50 anos já comecem a fazer os exames de próstata anualmente, enquanto aqueles que já possuem histórico familiar devem começar aos 40 anos.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma a apresentar sinais, por isso o exame preventivo é de extrema importância. Ainda, diagnosticar a doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos.

O exame é feito normalmente pelo toque retal, mas também se pode fazer pela dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico). Caso haja suspeita, o paciente é encaminhado para a biópsia prostática, feita sob sedação e guiada por ultrassonografia. Se a doença for confirmada, as alternativas de tratamento são discutidas individualmente com o paciente, levando em conta a agressividade da doença, da idade e da condição de saúde da pessoa.

A prevenção é simples, a incidência é reduzida com a adoção de um estilo de vida saudável, mantendo-se distante do tabagismo, seguindo uma dieta saudável e a praticando atividades físicas (exercícios de intensidade leve ou moderada durante 150 minutos por semana).




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados